quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Critérios de Classificação

ATUALIZADO 03/02/2014

Como foi dito no primeiro post do blog, aqui no Yuri Licious, os animes vão ser classificados pelo nível de yuri que eles possuem.

Mas evidentemente, existem critérios. No caso, são de acordo com a opinião do dono do blog.
Porém, deixo bem claro que estou completamente aberto para discussões, inclusive, para mudar de ideia, já que obviamente ninguém vai acertar sempre.

Lembrando sempre que não sou o dono da verdade, e que minha opinião pode ser diferente da sua.


E quantos tipos diferentes de classificações nós temos? Bem, no meu caso, eu criei 7:









- Animes Yuri são aqueles animes em que ocorre uma relação homossexual feminina entre as personagens principais, sendo o romance, o destaque da história, ou também um dos "motivos" para a mesma ocorrer.
- Nem sempre esse amor precisa ser dos "dois lados". Se uma das personagens tiver esse sentimento, e isso for primordial para a história, esse anime também pode ser considerado como yuri.
- Também entra aqui aquele caso onde todo o anime é voltado para relações exclusivamente femininas, ou pelo menos, onde isso é explorado.







- São considerados como Yuri Explícitos, aqueles animes que possuem personagens femininas homossexuais (ou do sexo feminino que se apaixonam por outra pessoa do sexo feminino) que possuem ou não uma relação, sem ser o destaque principal da série, ou seja, de forma secundária.
- Essas personagens precisam "praticar" essa homossexualidade durante a série.
Exemplo: Não adianta ter uma personagem lésbica, se a mesma, não faz absolutamente nada.
Para o yuri ser explícito, ela tem que mostrar ser interessada por alguém, senão, não temos um yuri explícito.
- Não importa se o sentimento é unilateral. Se existe uma personagem feminina que gosta da outra, também é yuri explícito, mas no caso, tudo que vier a acontecer, deve ser secundário em relação a história principal do anime.
- Independente do anime ser de comédia, os sentimentos devem ser avaliados do mesmo jeito que seriam em um anime normal, mas com certo cuidado, para não ter confusão com um yuri de verdade e um yuri feito para fanservice/sensualidade.
- Mesmo que a personagem seja psicopata, esquisita, ou qualquer outra coisa, se o sentimento dela em relação a outra mulher existe, dá na mesma. Não avaliamos a personalidade, e sim os sentimentos.
- Não precisa acontecer uma "declaração" mais precisamente. Bastando a personagem deixar óbvio que gosta da outra, já pode ser considerado como explícito também (Mas atenção, tem que deixar na cara mesmo, e não ficar "supondo" que ela goste).
- Não adianta o anime inteiro ter um "clima yuri" se nada acontecer, se nenhuma personagem se questionar sobre o fato de gostar de outra, ou sequer ter noção própria de que está afim de outra pessoa.







- Nesse caso, temos aquela famosa situação na qual duas personagens femininas dão um indício de que possa existir um sentimento entre elas.
- É bem interpretativo, podendo variar de pessoa para pessoa. Mas os indícios tem que existir, isso é fundamental, senão o anime acaba virando fake.
- Nunca poderemos saber com certeza absoluta se realmente existe algo, vai ser algo sempre indefinido (ao menos que surja uma nova temporada/ova do anime que acabe com as dúvidas).







- Animes que possuem uma relação homossexual feminina em uma determinada parte da série, podendo também, ser unilateral.
- Eu considero no máximo 3 episódios, dependendo do número total da série, evidentemente.
- Caso o anime tiver um casal (ou uma personagem que gosta de outra) que apareça depois da metade da série, ficando um bom tempo no ar, eu não considero como isolado.







- Nessa categoria, estão os animes que possuem yuri com o intuito único de ganhar audiência, de uma forma sexualizada. Sem sentimentos reais das personagens.
- Em alguns casos, o anime é totalmente fanservice, mas possui um casal yuri de verdade, com sentimentos reais. Nesse caso, eu procuro sempre dar mais "valor" ao "melhor yuri", escolhendo uma categoria melhor do que essa.
(Exemplo: Anime Fanservice com casal yuri na história vira Yuri Explícito)







- Aqui, temos histórias voltadas para relações homossexuais femininas, de forma totalmente sexual e explícita. Resumindo: Para maiores de 18 anos.
- Independente de ter "história" ou não, se ele tiver essas relações, também vai cair aqui.
- Mesmo que apareça um homem em algum momento, caso ele não interfira, continua sendo Yuri Hentai.








- A Área "Negra" da lista, em que todos os animes que não possuem nada de yuri ficam localizados.
- Lembra da questão da interpretação nos yuris implícitos? Pois bem. Lá, a gente tem alguns indícios de que pode sim existir algum sentimento não confessado pelas personagens. Já aqui, não existe dúvida que não existe nada, pois sequer existem indícios.
- Em alguns animes, acontecem beijos entre meninas, sem o menor motivo.
As vezes dá pra se considerar como fanservice, dependendo do anime em si, mas em alguns casos, o anime não é dessa origem... Então eu considero como fake também, já que não existe sentimento de verdade, mas também não tem fanservice.

3 comentários:

  1. Confesso que fiquei meio confusa na primeira vez que eu vim aqui.Mas acho que consegui entender os critérios de classificação.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no blog? Ou no post?


    Acho que não é só você não. Tem muita gente que não entende muito bem essas diferenças classificações que eu faço hahaha

    Por isso que eu criei esse post, pra tentar amenizar isso.

    Ainda que, mesmo assim, dúvidas surgirão.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei disso. Deixou tudo mais organizado e melhor de entender. Mesmo que talvez eu não tenha entendido 100%, acho que é uma ótima ideia e ajuda muito. Obrigada.

    ResponderExcluir