sábado, 16 de janeiro de 2016

Hibike! Euphonium

















Fooooooooooooooooooooommmm....!!!

Antes de começar a ver esse anime, eu pensava que seria uma espécie de novo "K-on".

Pois bem, realmente os dois animes focam na música, mas Hibike Euphonium o faz de forma mais "profunda", e com muitos mais personagens, diferente de K-on, que é um anime que tem muitas brincadeiras e piadas, deixando muitas vezes o "lado musical" de lado.

O anime Hibike Euphonium conta a história de Kumiko Oumae, uma garota que desde o fundamental já tinha experiência em tocar na orquestra da sua escola.

Ela chega ao colegial, e logo de cara já vê a orquestra do colégio (muito ruim, por sinal) e resolve entrar em mais uma aventura musical, mesmo sabendo que vai ser difícil.

E bem, ela fará amizades, viverá aventuras, e blá blá blá..

O que interessa pra gente (ou pelo menos, pros fãs de yuri) é o yuri do anime..

"Tá, mas onde está o yuri da história?"

Simples, até o episódio 9, existia um clima muuuuuito suspeito entre as personagens Oumae e Reina.
Qualquer pessoa que visse o anime (mesmo quem não tem um mínimo de contato prévio com yuri), iria ver que as duas personagens pareciam se gostar de uma forma muito "suspeita".

Maaasss chegou o episódio 10 e todas as esperanças foram para o ralo.

Reina confessa nesse episódio que gosta do professor da orquestra dela.
Oumae ouve isso, e ao invés de ficar com ciúme ou triste, simplesmente sorri e diz que Reina é uma "gracinha".

Ou seja, fica bem claro que elas não se gostam romanticamente, e sim como amigas.
*Atenção: Tem gente que diz que não fica claro se é realmente verdade, e que a confissão da Reina é meio "confusa", mas, pessoalmente, pelo fansub que eu vi (confirmei em outros depois), me parece que realmente ela diz a verdade

Um lindo casal... De amigas










É triste... Dá vontade de ir até o estúdio do Kyoto Animation e bater em todas as pessoas que lá trabalham, por nos fazerem de trouxas e acreditar que era possível, mas... Já que o Japão é muito longe e estamos em crise financeira, é melhor ficar reclamando pelo twitter ou por aqui mesmo.

Massss, existe uma outra personagem na história, chamada Yuuko.
Ela tem uma certa obsessão um tanto quanto exagerada pela Kaori...

Seria um excesso de respeito e admiração por sua senpai... ou um amor platônico?

Eu não sei, mas eu acho que não é nada anormal classificar essa situação como um yuri implícito.

Esses casos de "onee-sama, você é linda, perfeita" são complicados, nunca dá pra saber se é só uma coisa ou outra, por isso acho justo colocar esse anime na parte dos implícitos, por causa da Yuuko.

Ou seja, fulano pode achar que tem algo, siclano pode achar que não tem nada... Eu mesmo fiquei com bastante dúvida.

*Também tem gente que diz que a Natsuki é uma personagem meio suspeita, mas eu acho que ela apareceu pouco pra gente poder confirmar (Já os fanarts dela aparecem mais do que qualquer coisa, justamente com a própria Yuuko).

*É bem provável que tenhamos uma segunda temporada, e quem sabe acontece uma reviravolta?.. Eu acho bem improvável, mas...











**** SEGUNDA TEMPORADA ****

Sim, tivemos a segunda temporada de Hibike Euphonium, e muitas coisas se passaram nela.

Primeiramente, temos a "confirmação total" de sentimentos reais de paixão por parte da Reina em relação ao seu professor musical.

Vamos combinar que é uma paixão meio platônica e meio que impossível de acontecer na idade deles, até pela polêmica gigante que seria uma relação aluna-professor (obviamente o cara seria demitido se soubessem).
Ela tem o sonho de crescer logo pra poder dizer o que sente pra ele e blá blá blá... Com todo respeito, falando pessoalmente, mas esperar anos por algo que provavelmente não dará certo, é um grande desperdício de vida, pelo menos no quesito "aproveitar a juventude amorosa".

Enfim, podemos dizer que o possível casal Yumiko x Reina está enterrado de vez.

Agoraaaa, como eu disse antes, aconteceram muitas coisas na segunda temporada, e dentro delas destaco 2:

1)A relação entre Nozomi e Mizore.











Mizore é uma menina super tímida, sem amigos, isolada de quase todo mundo no colégio, até que, um certo dia, conhece Nozomi, que lhe apresenta o clube musical e acabam ficando amigas.

Porém, Mizore fica com ciúmes das amizades de Nozomi, e resolve "causar" um pouco, gerando uma turbulência que acaba afetando bastante a relação delas.
Depois de todo o enrolo mostrado nos episódios, elas acabam voltando a se falar e tudo fica lindo e maravilhoso.

Agora, na minha opinião, a Mizore poderia sentir algo a mais pela Nozomi, algo não declarado, mas talvez um pouco transmitido. Agora, lhes pergunto: Seria uma necessidade emocional de ter alguém por perto, pelo fato de não ter amigos? Ou seria uma possível paixão? Não sei...

Como é uma coisa não tão resolvida, graças a esse "possível yuri", eu ainda deixo esse anime como Yuri Implícito, exatamente do mesmo modo que a primeira temporada.

2) A relação entre Kumiko e Asuka










Uma grande parte da segunda temporada, foi abordando a relação entre Kumiko e Asuka.
Aliás, acredito que foi ainda mais do que a relação entre as principais, já que Reina passa a segunda temporada inteira preocupada com sua paixão pelo professor.

Asuka tem problemas familiares, como a separação dos pais: A mãe, que é  meio doida e que quer decidir o que a filha deve ou não fazer da vida, e o pai, que simplesmente desapareceu do mapa (apesar de ser um famoso músico, conhecido por Asuka).

Yumiko é meio que a "encarregada" de ajudar Asuka a passar por cima dos seus problemas familiares, permanecer no clube musical, e etc. etc.

A questão é que as duas desenvolvem uma proximidade grande, uma intimidade que Asuka dificilmente chegou a ter com qualquer outra personagem.

E bem, eis que no último episódio da segunda temporada, na despedida de Asuka (que se formou e iria sair do colégio), Yumiko chega nela e diz que a ama.
*Eu vi a cena legendada em fansub's inglês e português, e nos dois a tradução era essa.

Agora, a parte em que provavelmente serei apedrejado por alguns fãs:

Yumiko , depois de dizer que a ama, ela diz que "Asuka nunca demonstrou seus sentimentos, que agia como se não se importasse com seus amigos e que agora ela (Yumiko) ficará sozinha. Eu quero escutar seu eufônio de novo, quero tocar como você"

Não foi algo como: "Asuka, eu nunca te confessei meus sentimentos, você sempre foi indiferente comigo, mas depois de conviver com você, acabei me apaixonando. Não quero que você vá, preciso de você na minha vida, etc."

Foi uma declaração que ficou muito "aberta", podendo ir pra qualquer lado, inclusive pra uma amizade, coisa que pessoalmente estou mais pendente a acreditar.

Porémmm, por outro lado, no fundo, no fundo, poderia ser algo como:
Yumiko, internamente, é apaixonada por Asuka, mas acha que é apenas uma amizade muito forte, e sem saber realmente a profundidade de seus sentimentos, acaba dizendo o que sente de uma forma mais "amistosa, e não romântica".

É difícil demais, ao meu ver, chegar numa conclusão, apesar de eu saber que existem vários que já decretaram que é realmente uma paixão, e que existam alguns como eu que acham que ficou "aberto" demais.

Gente, não vamos nos esquecer que estamos falando do mesmo anime que nos enfiou cenas super suspeitas com um possível yuri (Yumiko x Reina), pra depois esfregar na nossa cara que Reina gostava mesmo era do seu professor de 34 anos de idade.

Por toda essa mania idiota do anime não mostrar realmente os sentimentos das personagens (exceto da Reina, provavelmente por ser homem x mulher, aceito por toda a sociedade, mesmo sendo uma situação polêmica entre professor x aluna), eu não consigo pensar em outra categoria que não seja a mesma em que o anime estava, que era o de Yuri Implícito.

*Quem sabeeeee numa terceira temporada a gente finalmente tenha alguma coisa? Acho improvável, provavelmente usariam as mesmas "armadilhas yuri" pra atrair fãs, mas nunca chegando "aos finalmentes" e ficando nessa enrolação eterna.

O anime é bom, recomendo no geral, mas ele ainda pertence aos...




12 comentários:

  1. KyoAni e suas KyoAnices, não tenha esperanças em animes do estúdio, o hobby deles é estragar yuri, então nem tenha esperanças.

    E já foi confirmada a segunda temporada do anime, e na novel, e Kumiko e a Reina chegam às vias de fato, mas depois aquele amigo mongol da Kumiko se confessa para ela e ela aceita, depois daí eu não sei o que acontece, mas eu não teria esperanças, até porque eu duvido muito que a KyoAni irá mostrar a Kumiko e a Reina fazendo "coisas", mas pode ser que mostrem algum beijo, visto que a popularidade do anime vem 30% do nome do estúdio e 70% do casal, mas se eu fosse vocês, eu não teria esperanças.

    ResponderExcluir
  2. Yooooooo, Yuri Licious voltou, bem vindo de volta man!

    Quanto ao anime, foi incrivel!

    A KyoAni é um estudio revolucionario, eles inventaram um novo sub-genero de yuri, chamado de yuri-bait

    Onde não importa o quão romantica seja a relação entre duas garotas, elas ainda vão ser APENAS "super-melhores-amigas-que-são-as-pessoas-mais-importantes-e-especiais-do-mundo-uma-para-a-outra-mas-de-modo-100%-platonico"

    E a gente caiu direitinho!

    Palmas para a KyoAni senhoras e senhores!

    ResponderExcluir
  3. Bom vamos ver o que vai acontecer na segunda temporada, na verdade esse anime é meio confuso, mas eu gostei dele, tirando o chato do amigo da Kumiko... mas se for assim como o Alex falou, o amigo de Kumiko se declarar para ela e ela aceitar os sentimentos dele, acredito que vai decepcionar muitos fãs que Shippa o possivel "casal yuri" Kumiko e Reina, pq eu acredito que tem gente que shippa mais a Reina e Kumiko, do que Kumiko e o "amiguinho" dela... Se isso acontecer o anime vai ser um desastre total #fato.

    E eu estou muito feliz que blog voltou Okaerinasai ^^

    aguardando ansiosamente a avaliação de Yuri kuma arashi, mikagura school suite e Valkyrie drive Mermaid <3

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Yurikuma Arashi achei esse anime numa lista de animes yures despois que busquei umas imagems no google desistir fan servise na veia e muinto enchi como não vi na lista do blog deicho adica pra tu man

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu não acho que seja fan service não, pq pelo que eu assistir não dá para ser, eu acho que ele é yuri mesmo, possa ser que eu esteja enganada possa ser um yuri explicito ou yuri implícito, mas yuri fan service creio que não, vamos ver a avaliação do dono do blog ^^

    ResponderExcluir
  8. Gente, postei sobre a segunda temporada do anime, já podem me xingar a vontade, hahaa.... Mas pelos posts acho que alguém pode concordar.

    Raphael, essa definição de yuri-bait define completamente esse anime.

    Alex, me surpreende saber que na novel acontece isso, mas não me surpreende nem um pouco em saber que o amigo da Kumiko vai estragar tudo...

    ResponderExcluir
  9. Eu cheguei a um ponto de cinismo e desdem tão grande pela KyoAni e todas as pessoas envolvidas com a produção desse anime, que a minha vontade é cagar em um pacote e mandar para eles via correio

    Serio mesmo, foda-se essa estudio

    ResponderExcluir
  10. Eu fico frustrada com o quanto eles "esfregaram" o ship kumirei na nossa cara pra fazer uma cagada desse tamanho na segunda temporada, a meu ver estragaram a personagem da Reina com essa babação/obsessão/ilusão com esse professor que provavelmente só a vê como uma criança talentosa e mesmo assim não tenho nada contra Asuka mas sinceramente...kumirei tinha tudo pra ser um casal incrível e eles infelizmente cagaram totalmente (assim como muitos outros animes com yuri suspeito)

    ResponderExcluir
  11. Bem acho que a cena da Kumiko com asuka foi só a kyo querendo não perde nenhum de seus públicos más acho que tbm foi que nem com a Reina, no original essa cena é meio diferente na verdade deixa a entender que kumiko tá namorando com shuichi (más muita coisa acontece que no anime que não foram mostrada) tem cenas que dá a entender más tem outra que parece que ela gosta dela no sentido de irmã mais velha inclusive em uma cena ela ta pensando na irmã e vem a imagem da Asuka até por q se tivesse esse sentimento partiria apenas da Kumiko.

    ResponderExcluir
  12. Realmente parece que Kumiko não entende bem seus sentimentos ou so não chegou a pesar de fato a sério sobre isso. na segunda temporada, em alguns episódios a Kumiko pensa na reina e no tempo que elas passam juntas... momentos... Mais claro fica sempre mal resolvido então não da pra saber de fato mas não pareceu só amizade ali, com a Asuka quando ela disse que a ama, deu a impressao de ser verdadeiro realmente. mas no anime também deixa a entender da personagem (Kumiko) que ela não é muito boa em demostra seus sentimentos e sobre tudo. ela guarda mais as coisas pra si, onii-chan de Kumiko disse pra ser mais exata aconselho Kumiko " não viva de arrependimentos" e no momento que foi fala com a Asuka "declarar seu amor" kkk ela penso no que sua irmã disse.



    Em minha opinião a Reina não tem essa química e essa coisa que fazem os fãs shiparem esse "possível casal" não tem nada a ver os dois

    do contrário de Reina e Kumiko tem toda aquela tensão sentimento e aquela coisa toda, mas também tem com a Asuka que e massa mais nunca vem os finalmentes também, oque é bem chato... A reina de tao obssecada pelo professor que acaba nos fazendo desisti de um futuro casal com Kumiko. mas kumiko e asuka em minha opinião seria um casal adorável.

    ResponderExcluir