quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Iczer-One & Iczer-Three & Iczelion
















Terror psicológico, drama e uma pitada de... yuri!

Voltando algumas boas décadas no passado, mais precisamente, no glorioso ano de 1985, tivemos o lançamento de "Iczer-One", uma animação de terror/drama com 3 OVA's que foi concluída em 1987.
Algum tempo depois, já no ano de 1990, tivemos a estreia de "Iczer-Three", uma continuação da história principal em um total de 6 novos OVA's, mas com uma protagonista completamente nova.
Por fim, em 1995, "Iczelion" veio para finalizar a franquia com 2 OVA's e uma história mais distinta.

Iczer-One

Nagisa Kanou é uma típica garota colegial do Japão. Todos os dias ela levanta bem cedo, toma seu café da manhã e diz um "até logo" para seus amados pais antes de ir para o colégio.
Essa rotina bastante comum começa a mudar no dia em que Nagisa se depara -rapidamente- com uma mulher vestida de uma forma bem estranha, totalmente fora dos padrões das mulheres terrestres. 
Logo depois desse encontro misterioso, Nagisa começa a ter visões completamente assustadoras. 
Pior do que isso, na verdade, essas visões acabam se transformando na mais pura e cruel realidade.
Dentro do colégio, Nagisa é salva pela mulher misteriosa que encontrou anteriormente, mas a jovem colegial foge para bem longe dela. Isso não adianta muito, pois os "monstros" seguem cercando Nagisa.
Na manhã do dia seguinte, Nagisa vive o momento mais trágico de sua vida. Enquanto toma o café da manhã, a jovem garota vê seus pais se transformarem em duas figuras absolutamente monstruosas.
Mais uma vez, Nagisa é salva pela mulher misteriosa, que finalmente se apresenta como "Iczer One".
Iczer One revela que tem o desejo de ser a parceira de Nagisa, mas a colegial, absolutamente abalada pelo que acabou de acontecer com seus pais, ignora completamente a intenção da misteriosa mulher.
Todavia, logo na sequência, a cidade começa a ser atacada por um robô pilotado por Cobalt, uma outra mulher que parece ser de outro planeta. Sem opção, Iczer One leva Nagisa para poderem enfrentá-la...!

Como será que Nagisa vai reagir diante desse cenário tão assustador? Ela vai ter forças para lutar?
E quem é realmente essa mulher chamada "Iczer One"? Qual é o real inimigo que ela está enfrentando?

Pois bem, assistam para saber!

Enfim, com a sinopse já terminada, vem agora a questão principal: "Existe yuri nesse anime?"

Sim, logo na parte inicial do primeiro OVA de "Iczer One", é possível ver Cobalt e Sepia se beijando 
-sem roupa- dentro de um quarto. São duas mulheres que claramente são apaixonadas uma pela outra.

Cobalt e Sepia












O clima de romance é interrompido por um chamado de Sir Violet, que anuncia que Cobalt vai pilotar o robô Delos Theta no planeta Terra em busca de um objetivo principal: derrotar Iczer One e sua parceira.
Antes de ir para sua missão, Cobalt se despede de Sepia, que se mostra bastante preocupada com ela.
Já no planeta Terra, Cobalt inicia uma batalha contra Iczer One e Nagisa. Infelizmente, Cobalt é morta.
Sepia recebe a notícia e se desespera. Com lágrimas nos olhos, ela promete vingança contra as duas.
No segundo OVA, Sepia decide ver o corpo de Cobalt. A pobre garota se choca e chora com o que vê.
Após se despedir de Cobalt, Sepia se junta com "Iczer Two" para enfrentarem Iczer One e Nagisa.
Então, no terceiro e último OVA, Sepia morre por consequência de um ato de maldade de Iczer Two.
Pouco antes de isso acontecer, Sepia derruba lágrimas e lamenta por não ter conseguido vingar Cobalt.

Bem, a história de Sepia e Cobalt é muito curta e trágica, mas é inegável que as duas se amaram muito até o último instante de suas vidas. Mesmo sendo "vilãs", não tem como não se emocionar com elas.
Vale destacar também que esse romance entre duas mulheres foi exibido em um anime dos anos oitenta, uma época muito mais complicada para esse gênero do que a nossa atual.
Apesar do triste fim das duas (algo que também era o padrão para casais do mesmo sexo antigamente) já foi um certo tipo de avanço, pelo menos.

Para concluir, é claro que preciso falar também do caso das protagonistas Iczer One e Nagisa Kanou.

Nagisa é uma colegial comum do planeta Terra, enquanto Iczer One é uma androide criada pelos "Cthulhus". Mesmo tendo dúvidas sobre o seu real motivo para estar lutando, Iczer One tem a certeza de que Nagisa é a pessoa certa para "sincronizar" e fazer uma parceria contra a temida "Big Gold".

Inicialmente, Nagisa se mostra completamente perturbada com toda a situação assustadora que está acontecendo ao seu redor. Por esse motivo, ela ignora os gestos iniciais de afeto de Iczer One.
Entretanto, após a tragédia com seus pais e a luta contra Cobalt, Nagisa começa a ter uma relação um pouco melhor com Iczer One. No segundo OVA, a androide chega a dizer que "gosta" de Nagisa.
No terceiro e último OVA, Iczer One e Nagisa têm a primeira conversa sincera e agradável entre elas.
Mas o clima é interrompido por Iczer Two, que resolve sequestrar Nagisa. Iczer One vai até ela, é claro.
Mesmo debilitada, Iczer One reage ao pedido de socorro de Nagisa. A ajuda, porém, chega um pouco tarde demais, já que Nagisa teve o corpo controlado por Iczer Two. Com a sua consciência ainda ativa, Nagisa pede para ser derrotada por Iczer One. A androide chora bastante, mas cumpre o pedido dela.
No fim das contas, Iczer One consegue derrotar "Big Gold". No espaço, com o corpo de Nagisa em suas mãos, Iczer One revela que vai seguir sua jornada com os Cthulhu. Surpreendentemente, Iczer One consegue fazer a Terra voltar ao normal, assim como Nagisa, os pais dela e todos os outros terráqueos.
Antes de seguir sua jornada, no dia seguinte, Iczer One vai até a Terra para poder encontrar Nagisa pela última vez. Os olhos da androide vibram de emoção ao olhar para Nagisa, mas Iczer One não diz nada.
Nagisa, então, volta a seguir seu caminho para o colégio. Iczer One dá adeus a ela e volta para o espaço.

Iczer One e Nagisa demoram para conseguir ter um momento agradável e sincero entre elas. E pouco tempo depois que isso acontece, já há um grande sofrimento com a "queda" da garota terrestre.
Acredito que o relacionamento das duas poderia ter evoluído ainda mais caso isso não tivesse acontecido. Por outro lado, acho que Iczer One acabaria "resetando" toda a história principal da Terra do mesmo jeito, incluindo todas as memórias que Nagisa criou junto com a androide.
Olhando apenas para o comportamento de Iczer One, ela deixa claro que possui um grande carinho por Nagisa, mesmo as duas se conhecendo recentemente. Suspeito que possa ter um algo a mais aqui, sim.
Ao mesmo tempo, esse relacionamento de uma terráquea com uma extraterrena parece algo bem difícil e distante de acontecer, diferentemente do casal que citei anteriormente, que é da mesma espécie.
Ainda assim, pensando nos bonitos sentimentos de Iczer One, eu coloco um yuri implícito nesse caso.

Concluindo, existe um yuri implícito (Iczer One x Nagisa) e um yuri explícito com o casal secundário Cobalt e Sepia. Como eu sempre valorizo o yuri mais visível, esse anime entra na parte dos...



Yuri Explícito



Iczer-Three

Dando sequência aos acontecimentos anteriores, mas muitos anos depois no futuro, "Iczer-Three" se inicia com uma grande batalha entre Iczer One e Neos Gold, a "filha" da temida Big Gold. 
A paridade de forças das duas rivais faz com que o duelo seja adiado para um momento posterior em um local que Iczer One já conhece muito bem do seu passado: o planeta Terra.
Porém, adiantando-se ao confronto final, Neos Gold decide enviar suas tropas para matar os terráqueos.
Com o objetivo de combater esse seres malignos, Iczer Three, a "irmã mais nova" de Iczer One, é enviada para a Terra, já que, assim como Neos Gold, Iczer One precisa de tempo para sua recuperação.
Por ironia do destino, a primeira terráquea a ter a sua vida salva por Iczer Three é Nagisa Kasumi, a neta de Nagisa Kanou, antiga parceira de Iczer One. Com seus catorze anos de idade, Nagisa Kasumi trabalha como entregadora em uma colônia lunar junto com Kawai Shizuka, sua melhor amiga.
Curiosamente, enquanto Iczer Three enfrenta sua primeira inimiga, Nagisa Kasumi parece ter uma vaga lembrança desse nome "Iczer", mesmo sendo apenas a neta de Nagisa Kanou.
Diante de um cenário apocalíptico, Nagisa Kasumi embarca com Kawai e outras três pessoas em uma nave conhecida como "Queen Fuji". Iczer Three, é claro, acompanha Nagisa e os outros bem de perto.

Como será a parceria de Iczer Three com Nagisa Kasumi? Elas irão conseguir derrotar os inimigos?
Assistam para saber! É a única maneira!

Bom, "Iczer One" teve um yuri explícito e implícito. E como fica o caso da continuação "Iczer Three"?

No primeiro OVA, é possível notar que Iczer One continua com um enorme carinho por Nagisa Kanou.
O problema é que a garota terrestre, muito provavelmente, já deve até ter morrido nessa altura da vida.
Como Iczer One passa a maior parte do anime se recuperando da batalha contra Neos Gold, a única esperança de ter alguma coisa yuri é através das outras personagens.
Ah, no último OVA, Nagisa Kasumi e Iczer One finalmente se encontram. É um momento bonito, mas é claro que não tem o mesmo impacto que teria se fosse Nagisa Kanou e Iczer One.

Iczer Three e Nagisa Kasumi se relacionam em uma condição parecida com a que Iczer One e Nagisa Kanou tiveram no passado. A grande diferença é que Iczer Three é uma garota muito mais infantil, diferentemente de Iczer One, uma mulher mais adulta e sentimental.
Com o decorrer dos OVA's, Iczer Three e Nagisa Kasumi desenvolvem um bonito afeto uma com a outra, mas nada que passe de uma bonita e inocente amizade. 
No final, as duas se despedem e seguem seus caminhos. Muito provavelmente, elas nunca mais vão se encontrar. A diferença é que, desta vez, as memórias de Nagisa Kasumi parecem continuar com ela.

Pensando nas duas protagonistas de "Iczer Three", eu não vejo nada de relevante em um sentido yuri.

Porém, no caso de Iczer One, ela continua possuindo um carinho enorme por Nagisa Kanou, mesmo depois de muitos e muitos anos... e com a possibilidade de Nagisa Kanon até já ter até falecido.
Aparentemente, o encontro de Iczer One com Nagisa Kanou marcou a vida da androide para sempre.
Por causa desses bonitos sentimentos de Iczer One, eu acho que dá para continuar afirmando que existe um yuri implícito nesse caso. Até mesmo para seguir a coerência do que eu disse no anime "Iczer-One.
Afinal, ainda que eu não possa afirmar nada aqui, existem amores que duram para sempre.


Yuri Implícito




Iczelion

Finalizando o universo da série, "Iczelion" conta uma história nova com heroínas e vilões distintos.
Todavia, o alvo principal de Cross e Chaos, vilões irmãos, continua sendo o mesmo de sempre: a Terra.
Para enfrentar esses terríveis inimigos, felizmente, estão na linha de frente as "Iczelions", ou seja, jovens garotas que se fusionam com Iczels, uma espécie de robôs que se transformam em armaduras.
A mais nova integrante desse grupo (de forma bastante inesperada) de Iczelions é Nagisa Kai, uma típica estudante colegial que está prestes a ver a sua vida mudar completamente!

Será que Nagisa Kai vai derrotar esses dois vilões? Assistam para saber, já que chegaram até aqui!

Bem, como são apenas dois OVA's, não é muito difícil responder se existe alguma coisa yuri neles.

Não tem nada... simples assim.

Normalmente, eu nem colocaria um anime desse tipo na minha lista, mas como se trata de uma sequência (ainda que bem alternativa), acho melhor separar e indicar se existe yuri nele ou não.


Fake Yuri

Nenhum comentário:

Postar um comentário