quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Kiniro Mosaic















Primeiro post de 2014! Teremos yuri?

Antes de mais nada, evidentemente que quero desejar feliz ano novo a todas as pessoas que dão uma passada aqui no blog de vez em quando.
Eu sinceramente não esperava tantas visitas, mas agora sei que o público yuri existe sim no nosso país!

E como o blog vive dessas postagens, vamos logo parar de enrolation, e começar logo a falar de Kiniro Mosaic, que é o primeiro anime que vou falar nesse ano.

Aviso logo de cara que, provavelmente teremos discordâncias, mais uma vez, pois eu penso um pouco diferente de algumas pessoas na questão "yuri" desse anime.

Dando um resumo básico, Kiniro Mosaic é mais um anime de meninas moe que se passa em um colegial.
Mais um Slice of Life, pra variar um pouco.
Só que diferente dos outros, Kiniro é bastante infantil!
Por isso, quem não gosta desse tipo de anime, eu já deixo avisado.

Mesmo com essas coisas, eu particularmente consegui assistir numa boa.
Agora, vamos comentar sobre o yuri do anime:

Primeiramente, Alice e Shinobu, que vivem juntas e coladas, completamente inseparáveis.
Dá pra afirmar que existe alguma coisa entre elas?

Pra mim, não, pois é tudo tão infantil, que não tem maneira nenhuma de falar que as duas "querem ir pra cama" fazer amor.
Talvez se elas fossem maiores e mais maduras, num futuro possível, quem sabe... Mas a questão é que o anime mostra elas como duas crianças com idade mental de 5 anos, praticamente.

Maaaasss, existe uma personagem, chamada Aya, que é diferente das outras nessa questão.

Apesar dela ser uma personagem tsundere (gosta de se fazer de agressiva/forte, mas depois fica amável), ela tem um comportamento absurdamente comprometedor.
Ela me faz lembrar muito a Natsume, do Hidamari Sketch.

Aya gosta de se fazer de difícil, mas em várias e várias cenas ela deixa claro que gosta demais da Yoko.
E como elas são bem menos infantis que as outras duas, dá pra levar a sério mesmo!


Aya e Yoko











Aqui está a polêmica/possível divergência:

Na minha opinião, a Aya é apaixonada sim pela Yoko, pois ela tem todo o comportamento típico de alguém que está gostando de uma pessoa.
Aya perto das outras personagens, é de um jeito, mas perto da Yoko é completamente diferente.

Ou seja, Kiniro Mosaic é, na minha opinião, um anime com yuri explícito.

"Ahhh, mas não tem beijo, não tem nem cena de declaração... Como pode ser explícito?"

Quando temos apenas indícios de que alguma personagem gosta da outra, normalmente a gente diz que tem yuri implícito, ou interpretativo, etc.

Mas pelo amor, a Aya não dá indícios, ela deixa completamente na cara que gosta da Yoko.

Infelizmente ela não fala nada, mas que existe o sentimento, existe.
E como eu disse no post dos critérios... Não precisa ter cenas de beijo e nem nada mais forte pra ser necessariamente explícito. Se uma personagem feminina gostar de outra, já está tudo certo.
*Claro que a gente sempre gostaria de ver os "finalmentes", mas é difícil né hahaha

Por causa disso, que acho que Kiniro Mosaic é sim um anime com yuri...




10 comentários:

  1. O anime que eu indiquei.

    Eu concordo que é explicito o yuri no anime, precisaria ser cego para não perceber os sentimentos da Aya (como a Yoko), a cena que deixa mais claro os sentimentos dela é da carta, aquela cena é muito comprometedora, sem contar quando a Aya fica triste quando a Yoko fala que queria ter uma irmãzinha igual a ela, isso deixa claro que os sentimentos da Aya não são os sentimentos de uma irmã/amiga.

    Mas eu discordo de uma coisa do post, você falou que não tem nada entre a Alice e a Shino, pois elas são infantis demais para pensar em coisas como ir para a cama, amar alguma pessoa não quer dizer necessariamente que você quer levá-la para cama, eu acho que os sentimentos delas são algo mais "à moda antiga", algo mais inocente, onde elas só querem estar juntas, claro que se duas pessoas se amam uma hora ou outra vão para cama, mas pra mim eu acho que elas se gostam, e é o sentimento que conta, não?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, eu usei esse termo de "ir pra cama" de uma maneira exagerada, mas de propósito.

    O que eu quero dizer é que não dá pra gente falar que elas são apaixonadas no anime, pois a amizade delas é super inocente.

    Existem várias formas de gostar de uma pessoa, e me parece que, no caso delas, está mais para uma ótima amizade pura, feliz, alegre e saltitante do que para um caso amoroso.

    Por isso que disse que quem sabeee no futuro elas poderiam ter alguma coisa... Mas daí querer ser "vidente de anime" é demais, vamos combinar.

    ResponderExcluir
  3. E sim, o sentimento é o que vale.
    Nós, como fãs, temos que avaliar "de fora" o que a gente acha.

    O problema é quando temos que avaliar duas meninas totalmente infantis... Não dá pra ter uma "análise" complexa, pois elas "não deixam".

    Respeito quem fala que elas se gostam, e até concordo, mas vejo esse gostar num nível muito inocente ainda.

    Mas de qualquer jeito, a Aya salva o yuri do anime!

    ResponderExcluir
  4. Só uma coisa, o termo correto é Slice of Life, mesmo assim valeu pelo post deste ano, espero ver muito mais desse blog

    ResponderExcluir
  5. Ah sim, eu errei a letra rs

    Espero fazer o melhor pelo blog nesse ano!

    ResponderExcluir
  6. ahhh que legal! vou ver o anime. ^^
    é tao bom quando vc fala dos animes, pq dah pra entender melhor oq se passa. como é o yuri e tal...
    Amo o site! naum saio mais daqui :)

    ResponderExcluir
  7. A Aya realmente é a maior parte yuri do anime.

    Você comparou ela com a Natsume de Hidamari Sketch, realmente se parecem, mas eu acho que a Aya lembra mais a Ayano de Yuru Yuri, o jeito tsundere das duas são muito parecidos.

    Outro fato interessante é que a Hara Yui, autora de Kiniro Mosaic, é irmã da Mikami Komata, autora de Yuyushiki, e as duas series fazem bastante referencias uma a outra.

    Já que Kiniro Mosaic foi um anime que eu indiquei, eu irei indicar outro, Non Non Biyori, nesse anime também fica claro que a Hotaru gosta da Komari, então tem yuri.

    ResponderExcluir
  8. Começar 2014 com um Yuri, pela descrição parece bom, não vejo problema em usar a expressão "ir pra cama", normal, bem, vou dar uma olhada, gostei do Blog, + um seguidor ^^

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, já me indicaram até antes esse Non Non Biyori, mas faltou vontade de assistir.

    Mas agora que já está baixado, irei assistir, e em breve postarei sobre ele aqui no blog

    ResponderExcluir
  10. hohoho... amei o anime. muito engraçado. a yoko e a aya sao perfeitas neh. tipo de anime que eu gosto. eu recomendo!!!!

    ResponderExcluir