domingo, 2 de fevereiro de 2014

Maria-Sama ga Miteru




















A grande polêmica em torno do yuri de Marimite

Respirando... 1, 2, 3... Pronto!

Esse post provavelmente vai ser, sem dúvidas, o post mais difícil de todos que eu fiz até agora, pois a polêmica em torno do yuri de Maria-Sama ga Miteru é um pouco grande, e gera diversas opiniões.

Lembrando pela milésima vez que, eu não sou dono da verdade, e o que eu acho, pode ser totalmente diferente do que você pensa.
Mas é evidente que vou tentar seguir o mais próximo possível do que acontece no anime.

Resumindo a história do anime:

Temos um colégio católico, exclusivamente para garotas, que tem foco no dia-dia de meninas elegantes e maravilhosas que fazem parte do Yamayurikai, uma espécie de conselho estudantil do colégio.
Tudo lá envolve uma espécie de "irmandade" entre as meninas.

Nesse lugar, temos as "rosas", Gigantea, Foetida e Chinensis.

Junto delas, temos as rosas en bouton (desculpem se escrevi errado), que por sua vez, tem a companhia das petites soeurs.

Exemplificando: A Rosa Chinensis escolhe alguma garota pra ser sua "irmã" mais nova, e essa leva o nome de rosa en bouton.
Já a rosa en bouton, escolhe também alguém pra ser sua irmã mais nova, e essa leva o nome de petite soeur.
E temos sempre esse ciclo, apesar de existirem votações todo o ano, pra decidir se as atuais vão ser mantidas.

Baaaah, enfim, depois de toda essa explicação confusa, vamos ao que de fato interessa:

A relação entre essas "irmãs" é um tanto quanto questionável.
Bem, talvez não em todos os casos, mas na maioria das personagens principais, sim.

O grande ponto desse post é o seguinte:

"A relação entre as meninas do anime, é de um amor inocente e puro entre irmãs, ou é algo no sentido amoroso?"

Acho que qualquer pessoa que não seja fã de animes yuri, vai perceber que existe um clima um tanto quanto homossexual neste anime.

As meninas vivem falando que se amam, vivem se abraçando, etc...
Mas realmente, se a gente for ver, não existe algo realmente explícito, como um beijo ou indício indiscutível que uma gosta da outra no sentido romântico.

O único caso que temos em que chegamos nos "finalmentes", é o da Sei com a Shiori, e esse sim, totalmente explícito.

Mas lembrando que, foi algo isolado, uma memória do passado. Algo que aconteceu no ano interior, antes da história principal do anime.


Shiori e Sei













Temos também o caso da Rosa Canina, que pelo que eu vi, também gosta da Sei.
Mas é algo explorado em basicamente 1 episódio, e não durante a série inteira.

Hummmm... Nós temos ainda o fato da Sei viver pegando na Yumi, brincando com ela, abraçando, mas no caso, me parece apenas uma ótima amizade.
Não acho que exista romance entre as duas...

"Ahhhh, mas a Sei é uma personagem lésbica. Então esse anime deveria ser yuri explícito, segundo seus critérios"
R- Sim, mas o fato dela ser lésbica é explorado apenas no caso com a Shiori.
Ao meu ver, a relação dela com a Yumi não passa de uma amizade.
A Sei não fica durante toda a série tentando catar outras menininhas.

No caso da Yoshino com a Rei, temos também uma relação bem suspeita, onde ocorre muito ciúmes.
Algo típico de um casal, apesar delas não fazerem nada explícito, pra variar.

Noriko e Shimako, também possuem uma relação linda, com cenas meio gays, mas também nada que passe dos "limites".

E temos o destaque principal, que é Yumi e Sachiko.
Nesse caso, me parece que, da parte da Sachiko, ela realmente considera a Yumi apenas como uma ótima irmã, nada mais do que isso.

Já a Yumi, na minha opinião, dá vários indícios de que gosta "demais" da Sachiko, como, por exemplo, quando seu irmão questiona qual é o tipo de pessoa que ela gosta, e a mesma praticamente cita alguém com o mesmo estilo da Sachiko.

Me parece que a Yumi não sabe separar  muito bem as coisas.
Acho mesmo que ela gosta da Sachiko em todos os sentidos, mas infelizmente um possivel amor lésbico não foi explorado.


Ah é, vamos lembrar que estamos num colégio católico, e obviamente, qualquer tipo de relacionamento homossexual, seria demonizado.
Apesar de que, uma escola com pessoas de um sexo só, é praticamente um convite pra ter relações assim, o que é algo curioso e contraditório.

Tanto que o relacionamento entre Shiori e Sei teve que ser separado, pois o colégio interferiu, e a Shiori teve que ir embora.


Enfim, pra mim, o yuri explícito do anime é o casal Shiori e Sei, e o fato da Rosa Canina gostar também da mesma Sei.
Só que as duas coisas foram exploradas de maneira isolada.

Eu acho sim que a Yumi gosta da Sachiko, e que as outras possuem relacionamentos muito suspeitos.
Mas ninguém toma uma atitude... Então fica nisso mesmo.


Como eu digo, eu prefiro sempre relevar o yuri mais visível, que no caso, foi o isolado mesmo.



15 comentários:

  1. No Japão existiam relacionamentos romanticos mais sem muita intimidade fisica entre garotas adolescentes, esses são chamados de "Relacionamentos Classe S"

    Era algo normal, porém visto como uma fase passageira (aquela historia de que elas só são lesbicas até sairem da escola), se as meninas insistissem nesse relacionamento era um sinal de imaturidade

    Hoje eles dão mais atenção a isso por que muitas meninas acabaram seguindo em frente com o homosexualismo

    Na epoca do Marimite isso era normal, mas hoje em dia é visto como "yuri no armário" e com razão considerando que boa parte das vezes não foi só uma fase passageira

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha lido algo parecido, mas foi muito bom você postar a explicação completa.

    Talvez, numa escola onde só tem meninas, realmente seja normal alguma delas acabar se interessando por outra, ter um caso, mas depois no futuro se casar com um homem.

    Mas achar que todas vão ser iguais, e que é um sinal de imaturidade caso alguma delas "continuar lésbica", é uma idiotice sem tamanho né.


    O que deve ter de mulher lésbica lá que teve que casar a força com outro homem, não é brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. Pensando bem, Strawberry Panic! parece uma paródia do genero Classe S

    Tem os mesmos relacionamentos Sempai/Kouhai, só que não fica só no armário e tem a Miyuki que eventualmente vai ser forçada a se casar com um homem (e não parece satisfeita com isso)

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente eu vejo Marimite com olhos completamente diferentes, provavelmente por ter lido a novel, e sei que tem muito mais yuri, as garotas são muito ciumentas, principalmente a Yoshino e a Sachiko, a Shimako também não demonstra muito, mas tem muito ciumes da Sei, mas depois que conhece a Noriko ela esquece um pouco da Sei, que por falar nisso, a Sei tem um ralcionamento muito suspeito com a Kei.

    Marimite é meu yuri favorito, pra mim, Marimite é o "Dragon Ball" dos yuris, todos os yuris que vieram depois têm um pouco de Marimite, então fiquei decepcionado por não classificar como pelo menos yuri explicito, pois é o yuri mais classico e famoso da história.

    ResponderExcluir
  5. Lembrando que eu sempre coloco os reviews me baseando exclusivamente no anime, e não no mangá/novel/etc.

    Pra mim, por mais que o clima do anime seja um tanto quanto homossexual, praticamente ninguém toma uma atitude. Todo mundo fica naquele lenga-lenga interminável, e somente a Sei "sai do armário".

    Marimite pode ser sim uma inspiração para os que vieram depois, mas acho que uma pessoa que assista esse anime esperando ver algo como Strawberry Panic (onde as coisas acontecem de verdade), vai se decepcionar um pouco.

    Yuri teve sim, uma relação homossexual feminina entre Shiori e Sei, mas foi bem isolado. Por isso eu acho que o anime deva ficar nesse lugar.

    Mas eu já sabia que ia ter divergência hahaha

    ResponderExcluir
  6. E não, eu não acho que pra ser yuri, todo mundo deva pegar todo mundo, como no caso do Strawberry Panic.

    Mas eu acho que a relação homossexual feminina tem que ser explorada.

    Em qual momento de Marimite vemos alguma delas se "questionando" ou passando por isso? Só a Sei e a Shiori... Além da Rosa Canina naquele episódio, também isolado.

    ResponderExcluir
  7. Me desculpe, mas tem muito anime na parte dos explícitos que tem menos yuri que Marimite, como por exemplo Moretsu Pirates, se você pegar o mesmo critério que você usou para Marimite, o anime também deveria estar em yuri isolado, pois só acontece yuri em 1 ou 2 episódios, mas como eu disse, eu vejo diferente de você, pois eu li a novel, e isso influenciou no jeito que eu vejo o anime, e você só viu o anime, mas não é culpa sua por não ter visto do mesmo jeito que eu, a culpa são dos produtores do anime, que não conseguiram captar a mesma emoção das novels.

    Eu te recomendo ler as novels, pois lá tem um clima bem mais yuri e romântico, e novamente eu te recomendo fazer reviews de mangás e light/visual novels, será bom para o blog.

    ResponderExcluir
  8. É como eu disse, relacionamentos Classe S até podem se desenvolver em romance

    Mas a sociedade não aprova, por isso Marimite realmente é um yuri mas que "fica só na lenga-lenga"

    Até mesmo por que elas estão em uma escola católica...

    Heh, agora eu não tenho duvida de que Strawberry Panic é um dedo do meio animado a sociedade japonesa conservadora e a Classe S bullshit

    Strawberry Panic, o Evangelion do genero Classe S

    ResponderExcluir
  9. Nesse caso do Moretsu Pirates, talvez você tenha razão. Vou dar uma olhada depois pra ver se realmente elas aparecem tão pouco assim (eu não lembro, pra ser sincero).
    De resto, eu acho que a maioria é explícito sim.

    Ainda sobre Marimite, eu continuo pensando a mesma coisa.

    É um anime grande, com 4 temporadas, e realmente tem um clima yuri que toma conta na maioria do tempo.
    Só que, apesar dos indícios, nada acontece.

    Ficamos só naquela relação de "Onee-samaaaa" durante a maior parte do tempo.

    Pelo que vi, você realmente gosta muito da série, e acho que você não vai concordar com nada do que eu falar hahaha

    Sobre a recomendação, eu farei isso sim, mas pretendo adiantar a lista de animes primeiro.


    ResponderExcluir
  10. Eu também achava que Marimite tinha yuri explícito até pouco tempo atrás.

    Mas depois de ver reviews/opiniões interessantes, e ver o anime pela segunda vez, eu também mudei um pouco de ideia.

    ResponderExcluir
  11. Gente Maria-sama não tem Yuri no Maximo isolado bem isolado
    Já que shiori e sei não algo que possa disse nossa que casal!
    Já que e só uma especulação de algo que teria acontecido fora isso não a mais
    Nada de Yuri na serie.ta tem umas cenas que deixa algo no ar mais vcs não pode comporá. Como muitos site que fala que Maria-sama e Yuri e os coloca junto com Kuttsukiboshi e Kannazuki no Miko e a mesma coisa de disse que Amagami SS tem Yuri
    sqn.
    Dito isso lós informo que Maria-sama ga miteru não Yuri.

    ResponderExcluir
  12. Como assim especulação?

    Eu concordo que quase tudo é sim, mas em relação à Shiori e a Sei, não dá pra negar que elas tiveram um caso.

    A série mostrou como tudo aconteceu... Se isso não for um caso/romance, eu não sei mais o que é um haahaah


    Sobre as outras listas de animes yuri que tem na internet... Eu prefiro não falar do terreno do vizinho... hahaha

    ResponderExcluir
  13. Como o Alex falou esse é o Dragon ball do Yuri, na terceira temp (eu acho) os traços estão tão lindos, que da gosto ver a Sachiko *-------* ela é tã linda <3 e aquela franja *o* realmente o yuri fica por conta da Sei, mas fantasiar serve pra que kkk

    ResponderExcluir
  14. Seguindo o seu critério descrito acima, e no detalhamento dos códigos de identificação do site, o anime deveria estar na parte dos YURI IMPLÍCITOS. Como você mesmo disse, o anime tem um "clima yuri que toma conta do anime por muito tempo", e são vários casais, não apenas relacionados a Sei, que entram nesse clima. E considerando esse mesmo critério, Marimite jamais poderia estar em um caso de "yuri isolado", haja vista que são vários personagens femininos, e várias relações shoujo ai mostradas na trama, que na minha opinião se aprofundam sim durante as temporadas, apenas não se explicitam, portanto não resultam em beijos explícitos ou no uso de cenas ecchi e hentais.

    A relação de Yumi e Sachiko, pra mim, também trás vários elementos implícitos, e a natureza "distinta" da relação delas é a base de infinitos capiítulos. Sinceramente acho que você deveria repensar a entrada da Marimite nessa categoria, pelo menos em honra aos fãs da série. Porque isso pra mim foi um insulto, uma série tão delicada, romântica e recheada de elementos shoujo ai, ser categorizada como um "yuri isolado", considerando que apenas a palavra isolada já desconfigura o anime marimite de estar dentro dessa categoria, já que várias personagens possuíam relações implícitas e sentimentos evidentemente diferenciados, embora ocultos em grande parte, dentro da série.

    ResponderExcluir
  15. No anime também mostra um caso de uma senhora que estudou no colégio e tinha uma "amiga" lá...

    ResponderExcluir