terça-feira, 25 de novembro de 2014

Akuma no Riddle
















E finalmente chegando no blog...

Desculpem demorar tanto tempo pra falar sobre esse anime, que foi tão comentado nos últimos tempos pelos fãs de yuri.

Depois de ver, e ler tantas opiniões diferentes, me pareceu bem claro que existe uma grande parte da "comunidade yuri" que tem dúvidas sobre o real yuri desse anime.

Eu percebi facilmente que seria um desafio grande fazer um post dessa série, pois esse caso é meio difícil de se comentar.

E bem, antes de começar, eu queria dizer que... Assim como eu sempre faço, eu não levo em consideração o que acontece no mangá, em novel, ou sei lá o quê... Eu falo exclusivamente sobre o anime, já que o blog é sobre animes...

Que fique bem claro que o conteúdo do anime é o que é levado em conta... Se existe algum comentário "extra" do diretor do anime, da seyuu, do iluminador de estúdio... Isso é algo interessante, mas que como não foi mostrado no anime em si, eu não levo em consideração na hora da classificação.

Pensem bem... Eu indico um anime pra alguém, pois "um dos responsáveis do anime" disse que na verdade, as personagens x e y são um casal, por mais que na série não tenha mostrado tanto.

Daí o leitor do blog vai ver o anime e vê que não tem nada yuri explicitado, e acaba se decepcionando.
Por isso que eu considero apenas o que tem dentro do anime, pois as pessoas vão ver o anime, e acho meio absurdo ter que ficar "caçando detalhes extras" pela internet pra poder chegar numa conclusão.

Enfim... Não que eu seja o dono da razão também... Sei que tem gente que não vai concordar com a classificação desse post, assim como já aconteceu com alguns outros.


Sobre o anime... É uma história de um colégio particular, onde acontece uma situação no mínimo curiosa.
Todos os integrantes da sala tem o mesmo objetivo, que é matar Ichinose Haru.
Quem conseguir, vai ter um desejo particular atendido.

O que poderia ser algo terrível, ficou menos desgraçado, já que Tokaku aparece e diz que protegerá Haru de todas as formas possíveis.

E assim, episódio por episódio, as duas vão enfrentar personagens diferentes, cada uma com seu propósito e desejo especial, que poderá ser atendido com a morte da nossa querida Haru.

O mais curioso desse anime, pra mim, é ver que, mesmo numa sala onde todos são assassinos e querem matar um aluno em especial, existiam momentos onde a classe parecia se dar super bem, como se nada tivesse acontecendo.

Me pareceu completamente sem sentido...

Agora... Falando sobre o "yuri principal", que seria entre Haru e Tokaku.

Quando eu vejo um anime, eu procuro usar as duas visões:
A visão de fã de yuri, e a visão de um fã de anime qualquer.

Na minha opinião, não é possível afirmar que realmente as duas são um casal, ainda que existam alguns indícios (como, por exemplo a preocupação e "protecionismo" excessivo da Tokaku pela Haru).

Pra mim, existe um sentimento de carinho muito grande, mas faltou algo mais "firme".

Não digo que as duas precisariam "se engolir", ou que precisariam "transar" pra ser considerado um anime yuri...

O que eu acho é que... Não me convenceu que esse anime é realmente yuri.

Penso eu que, se uma pessoa "fora da comunidade yuri" visse esse anime, ela poderia ter suspeitas, mas não afirmaria sem dúvidas que, o que viu, foi um anime lésbico, onde tinha um casal realmente óbvio e claro.

Se no mangá é diferente, ou se existem comentários de fora... Tanto faz... O fato é que pra mim, dentro da série, não conseguiram fazer esse anime ser realmente um Anime Yuri.

Agora, a segunda coisa, seria entre a Chitaru e a Hitsugi.


"Julieta e Romeu?"










Apesar de eu achar que também não foi o ideal, eu acho que nesse caso sim podemos dizer que existe um sentimento diferente.

Comparando Chitaru e Hitsugi com as principais, me parece um tipo diferente de sentimento... Não sei se vocês concordam... Me pareceu mais "firme", mais "íntimo".

Pra mim, as duas realmente gostam uma da outra... Pena que o anime não mostrou tanto elas.


E por isso, depois de tanto esperar, e sabendo que talvez gerarei ódio de fãs de yuri... Pra mim o Akuma no Riddle deve ficar na parte dos animes com yuri...



9 comentários:

  1. Eu não estou descordando da sua interpretação, mas eu acho que seus critérios estão errados, eu não acho que as informações que foram dadas SOBRE O ANIME possam ser descartadas assim, mesmo que não pareça tão claro, não muda o fato de que a Tokaku protege a Haru por estar apaixonada por ela, como foi dito pela PRÓPRIA CRIADORA DA SÉRIE (não por alguém qualquer), isso é como se alguém com a visão ruim olhasse para uma maçã e visse uma laranja, mesmo que a pessoa enxergue a maçã como uma laranja, não muda o fato de que aquilo é uma maçã.

    E se fosse o contrário, se parecesse óbvio que elas tem sentimentos a mais, mas a autora deixa claro que não tem nada demais, muitos diriam que é fake yuri, incluindo eu.

    ResponderExcluir
  2. Eu também considero ANR yuri, mas o anime deixou muito a desejar, eles cortaram um monte das cenas entre Sumireko e Bamba e nem houve uma declaração de amor, usaram uma desculpa quase insultante para ter um beijo e no maximo teve um pouquinho de subtexto

    Eles deram um episódio para cada assassina e se focaram no passado delas e na luta com a Tokaku, esse formato é muito ruim, abandonaram competamente a Shiena e não teve muito tempo para você gostar das personagens (diferente do mangá que tem um ritmo muito melhor)

    Talvez seja minha "paranóia teoria da conspiração de fã de yuri" mas me parece que eles diminuiram o yuri para atrair um publico maior, tenho um amigo que assistiu sem saber que era yuri só por causa do estilo "death game" do anime (que é bem popular aparentemente)

    ResponderExcluir
  3. Eu amo akuma e um otimo anime estive esperando ele lançar acompanhei todos os eps estou acompanhando o manga
    na minha opiniao e um otimo anime e o meu preferido ,eu sou CDC de uma pagina de akuma no facebook por isso sei de todos os detalhes que muita gente não sabe como que no começo akuma não era um anime yuri quase todos os personagem eram para ser garotos mais foi modificado por isso eu acho que esse e o motivo para não ter yuri mais para quem gostou do anime vai ter uma OVA dia 17 desse mes que ira prometer vai ter yuri entre kirigaya e namatame vai ser uma OVA especial ums dizem que vai ser em um universo paralelo e todos são estudantes normais -_- mais mesmo assim vai ser incrivel :)

    ResponderExcluir
  4. se não me engano tem alguns CD Drama de akuma um para cada casal muito fofo eu amei os CD drama e no da shiena a takechi de u um beijo nela hashushushus amei

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Barbara, no Drama CD a Otoya não dá um beijo na Shiena, de onde você tirou isso?

    ResponderExcluir
  7. Dia 17 lança o OVA
    Eu vi o trailer e pelo pouco que entendo de japonês deu pra ver a Nio dando uma orientação para as outras. Pelo que entendi é uma outra chance de matar a Haru O.o
    Foi falado que o OVA vai ter cerca de 50 minutos.
    Agora em mim opinião sobre o post...bom,é realmente um caso difícil mas pra mim considero um anime yuri. Eu considero assim pois pra mim um anime yuri tem que ter o gênero como um destaque na história e acho que akuma no riddle (o anime,não o mangá) resolveu ocultar um pouco o yuri entre haru e tokaku mas ainda assim balanceando as cenas delas com o desenvolvimento da história deixando meio "empatado" nessa questão do foco.Agora se não estivesse empatado aos meus olhos e o anime focasse bem mais na ação do que na relação da Haru e da Tokaku eu consideraria um yuri explícito.

    ResponderExcluir
  8. Ohh...concordo 100%,gosto muito de animes yuri e esse não teve mesmo um yuri definitivo,só era uma garota com muita vontade de proteger sua amiga.

    ResponderExcluir
  9. Ohh...concordo 100%,gosto muito de animes yuri e esse não teve mesmo um yuri definitivo,só era uma garota com muita vontade de proteger sua amiga.

    ResponderExcluir